segunda-feira, 5 de março de 2012

Dica de leitura

[...] O objeto central no santuário é o altar (madbeho ou thronos). O altar é visto como o símbolo da tumba de Cristo ou do próprio Cristo. Pseudo-Dionísio, o Aeropagita, chama Cristo de “nosso altar mais divino”. Seguindo essa tradição, seu comentário do século sexto sobre a Eucaristia qualifica o altar como a Árvore da Vida: “O altar indica-nos Emmanuel, que é a Árvore da Vida , onde o pão e o vinho, que são o corpo e o sangue de Deus, são os frutos desta árvore”. Esta interpretação parece ter condicionado os Siríacos a referir-se ao altar como "a Mesa da Vida", sobretudo nos textos litúrgicos. Esse simbolismo foi significativo para os cristãos sírios, visto que o altar apresenta-se, geralmente, feito em madeira. [...] (Varghese Baby. pg. 165-166, 2004) - (Tradução da redação do blog)

O trecho acima pertence ao livro West Syrian liturgical theology, da editora Ashgate, que trata de forma bastante clara sobre as tradições siríacas, sua teologia e liturgia. É uma ótima dica de leitura aos que conhecem a língua inglesa e buscam cada vez mais aprofundar-se no conhecimento de nossas tradições. O livro está a venda pelo site da Livraria Cultura, para comprar, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário