segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Bispo

Abaixo transcrevemos o trecho do site da Igreja Ortodoxa Grega, cuja definição sobre os bispos é a mesma em nossa tradição siríaca ortodoxa.


[...] "A dignidade do Bispo é tão necessária na Igreja," escreveu Dositeus, "Que sem ele nem a Igreja nem a palavra Cristão poderia existir ou ser falada... Ele é a imagem viva de Deus na terra... e uma fonte de todos os sacramentos da Igreja Católica, através da qual nós obtemos a salvação" (Confession, Decreto 10). "Se qualquer um não estiver com o Bispo," disse Cipriano, "Ele não está em Igreja" (Letter 66, 8).


Em sua eleição e sagração um Bispo Ortodoxo é dotado com o triplo poder de:
1) governar; 2) ensinar e 3) celebrar os sacramentos.


1. Um Bispo é indicado por Deus para guiar e comandar o rebanho entregue a seu encargo; ele é um "Monarca" em sua Diocese.



 2. Em sua consagração um Bispo recebe um dom especial de carisma do Espírito Santo, em virtude do qual ele age como um professor da fé. Esse ministério de ensinamento o Bispo executa acima de tudo na eucaristia, quando ele prega o sermão para o povo; quando outros membros da Igreja — Padres ou Leigos — pregam sermão, estritamente falando eles agem como delegados dos Bispos.[...]


Fonte:  Santa Igreja Ortodoxa. Capítulo 4/4.3 - Bispos, Laicato e Concílios. Disponível em: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/igreja_ortodoxa/a_igreja_ortodoxa_fe_e_liturgia4.html#3