quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Santo Efrém, O Sírio

Trecho do texto "Santo Efrém, O Sírio" do site da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Bueños Aires e América do sul, disponível em: http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/hagiografia/s_efren_o_sirio.html

"O padre Efrém teve, quando criança, um sonho ou uma visão: saía uma videira de sua boca e crescia e enchia toda terra; e estava completamente cheia de ramos; e vieram todos os pássaros do céu e comeram do fruto da videira. Mas, quanto mais comiam, mais se multiplicavam os frutos.

Outra vez, um dos santos teve esta visão: um exército de anjos descia do céu por ordem de Deus e levava um rolo na mão, ou seja, um volume escrito de ambos os lados. E se perguntavam: "a quem devemos confiá-lo?" Uns diziam: "a este"; outros diziam: "a este outro"; finalmente, se decidiram e disseram: "verdadeiramente são santos e dignos, mas a ninguém pode ser confiado este livro senão a Efrém". Logo viu o ancião que entregavam o volume a Efrém; ... Ao amanhecer, quando se levantou, ouviu como um fonte que brotava da boca de Efrém, enquanto compunha, e soube assim que provinha do Espírito Santo o que saía de seus lábios.

Um dia, enquanto Efrém passeava pelo caminho, surgiu uma meretriz de emboscada para seduzi-lo ou, ao menos, para provocá-lo, posto que ninguém o havia visto jamais preso pela ira. Ele a disse: "segue-me". Quando chegaram a um lugar muito movimentado, disse-lhe: "faz o que queres aqui, neste lugar". Mas ela, vendo a multidão disse: "como podemos fazer diante desta grande multidão sem sentir vergonha?" E ele respondeu: "se nos envergonhamos diante das pessoas, tanto mais deveríamos nos envergonhar diante de Deus que escuta no segredo das trevas. E ela, cheia de vergonha, afastou-se sem ter realizado o que pretendia."

Oração de Santo Efrém


Não me sepulteis com aromas suaves, 
porque essa honra de nada me serve. 
Nem useis incensos e perfumes, 
porque essa honra não me traz benefícios.

Queimai incenso no lugar sagrado; 
quanto a mim, 
acompanhai-me somente com vossas orações.

Oferecei vosso incenso a Deus; 
e enviai hinos para o lugar onde eu estiver. 
Em vez de perfumes e aromas,
lembrai-vos de mim em vossas orações...

Foi decretado 
que eu não possa me demorar aqui por muito tempo. 
Dai-me como provisão para a viagem 
vossas orações, salmos e sacrifícios...