segunda-feira, 9 de abril de 2012

Altares

Os altares na Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia possuem variações construtivas típicas da multiplicidade cultural própria desta Igreja de Tradição Apostólica. Além da mesa eucarística em si, são acompanhados quase sempre por retábulos e cúpulas, ricamente adornados, buscando evidenciar a dignidade à qual este elemento do espaço litúrgico se propõe. Mesmo existindo variações em adornos e dimensões, podemos classificar em basicamente quatro estilos os altares presentes nas Igrejas atualmente. 


1 - ESTILO MONÁSTICO 


Estilo predominante nos mosteiros mais antigos do oriente, com altura superior a 4 metros, quase sempre em pedra adornada com arabescos ou motivos de videira e trigo, tendo a parte superior em semicúpula. Apresenta sempre uma cruz ao centro, às vezes talhada no próprio altar. A parte superior varia entre arco superior redondo ou trilobado.


2 - ESTILO ARCO REDONDO 

Provavelmente uma adaptação do estilo monástico, sendo mais simples e com dimensões menores. É o estilo do altar da Igreja de São Pedro e São Paulo, no Mosteiro de Santo Efrém, em Damasco, onde atualmente reside o Santo Patriarca. Costumeiramente feito em madeira maciça, com adornos de videira e trigo, possui semicúpula superior estriada e cruz ao centro, acompanhada de um ícone de Cristo ao fundo.


3 - ESTILO CÚPULA 

Outra variação provavelmente do estilo monástico, com cúpula semiesférica suspensa por colunas nas extremidades. 


4 - ESTILO ESCALONADO 


É o estilo mais simples, encontrado sobretudo na Índia. Formado basicamente por uma mesa, com três degraus ao fundo, onde são dispostos os castiçais, relíquias e crucifixos. Há variações onde o tabernáculo é encaixado ao centro dos degraus. É coberto nas laterais por toalhas em veludo bordado com motivos de videira e trigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário