sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mosteiro de Mar Hananyo, Turquia

O Mosteiro de Mar Hananyo, ou "Ananias" em português, é um dos mais importantes e visitados centros da Igreja ortodoxa siríaca do mundo e está localizado numa colina à 4km de Mardim, região sudoeste na Anatólia, Turquia. Foi por 640 anos a sede do patriarcado ortodoxo siríaco, sendo atualmente a sede do metropolita de Mardin. A região é conhecida popularmente por Tur Abdin.


Construído em meados do século V, onde anteriormente situou-se um templo pagão de cerca de 1000 anos a.C, foi usado pelo império romano como fortaleza e, segundo a tradição, posteriormente tornado mosteiro por Shleymun, sobre o qual tem-se poucas informações. Desde o século XV é chamado também de Mosteiro de Deyrulzafaran (açafrão), por conta das flores que crescem ao redor do edifício, contudo, o nome correto do mosteiro foi dado após reformas feitas por Mar Hananyo em 793, recebendo o nome do então metropolita de Kfartuta. É também até hoje um dos mais importantes centros de educação religiosa da Igreja Sirian Ortodoxa.


Dentro do mosteiro existem várias igrejas e outros edifícios reservados aos monges. Nele também estão sepultados vários patriarcas e arcebispos. A Igreja de Mar Hananyo, também conhecido como "A Igreja em Cúpula", foi construída entre os anos de 491 e 518, durante o império bizantino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário