quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Falece Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope

Morreu na manhã de hoje, aos 76 anos, após alguns dias internado em um hospital, Sua Santidade Abune Paulos, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope.


Abune Paulos viveu durante vários anos em exílio nos Estados Unidos, pois só pode voltar ao país após a queda do regime de Derg, a junta militar que comendou a Etiópia entre 1974 e 1991. Foi então eleito patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope, uma Igreja filha da Igreja Ortodoxa Copta, em plena comunhão com as demais Igrejas Orientais pré-calcedonianas, como a Igreja Sirian Ortodoxa e a Igreja Apostólica Armênia. Estima-se que na Etiópia existam hoje pelo menos 40 milhões de cristãos ortodoxos.

Segundo Gebre-Silasie "Sua morte é uma grande perda não só para os etíopes, mas também para os cristãos de todo o mundo", afirmando ainda que "Abune Paulos contribuiu muito com a cooperação entre religiões na Etiópia e no mundo". Abune Paulos era também um dos presidentes do Conselho Mundial de Igrejas, a maior organização ecumênica do mundo.

Com o cardeal Kurt Koch, presidente da Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos
da Igreja Católica Romana e os demais representantes das Igrejas Ortodoxas Orientais
Em encontro com Shenouda III, patriarca da Igreja Ortodoxa Copta
e Aram I, Cathólicos da Igreja Apostólica Armênia

Em 2008, Sua Santidade Abune Paulos visitou a sede do patriarcado da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, o Mosteiro de Santo Efrém, o sírio, em Damasco. A visita muito alegrou nosso santo patriarca, Sua Santidade Mor Ignatius Zakka I Iwas, que considerou a visita do patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope como um grande sinal de comunhão de nossas Igrejas.

Encontro com nosso patriarca em Damasco

Abune Paulos, que o Senhor da vida o guarde e lhe conceda o devido lugar dedicado aos fiéis servos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário