quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mooroneetho: o báculo episcopal siríaco

por Pablo Neves - especialista em Arte Sacra


Insígnias são sinais, símbolos ou marcas que identificam um cargo, importância ou estado de uma pessoa. Os militares, por exemplo, usam diversas insígnias diferentes para indicares suas patentes, cursos realizados ou nobres feitos. Também os atletas, como reconhecimento de suas vitórias, recebem medalhas (insígnias) por suas conquistas. 

Com o desenvolvimento da simbologia cristã, as diversas tradições enriqueceram-se com diversos símbolos, cujo objetivo é tanto catequético, pois sempre ligará sua forma e uso às doutrinas expostas pelas sagradas escrituras ou pela tradição da Igreja, quanto de distinção hierárquica, ou seja, indicará e diferenciará cada membro da Igreja segundo sua ordem ou função específica.

Mooroneetho (báculo episcopal) de Mar Severios Malke Mourad
Das diversas insígnias características da Igreja Ortodoxa Siríaca, destacamos aqui o báculo episcopal (sir: Mooroneetho), uma insígnia exclusiva do episcopado, utilizado por todos os bispos, metropolitas e, obviamente, pelo patriarca. Simboliza a autoridade do bispo e sua missão de pastor, paralelamente a uma direta referencia às palavras de Cristo em João 3, 14-15: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.” 


Mar Severios Malke Mourad, vigário patriarcal na Terra Santa
É composto na parte superior por duas serpentes tendo ao centro uma cruz, semelhante ao modelo usado pelos bispos bizantinos, porém, sendo maior e mais robusto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário