segunda-feira, 23 de julho de 2012

Orações por São Gabriel

O mais antigo mosteiro em atividade do mundo, pertencente à Igreja Ortodoxa Siríaca, corre o risco de ser fechado. Há 700 anos, mesmo com o massacre de 40 monges e 400 cristãos, os mongóis não conseguiram derrubá-lo, porém agora, por conta do apelo do Superior Tribunal da Turquia, o Mosteiro de São Gabriel fundado em 397 d.C, poderá ser fechado por conta dos conflitos na região.


Atualmente, o mosteiro abriga apenas três monges, onze monjas e trinta e cinco crianças em formação (aprendendo aramaico e as tradições de nossa Igreja), além de ser a residência de sua eminência Mar Timóteo Samuel Aktash. Contudo, recebe por ano cerca de 20.000 peregrinos que vêm conhecer esse tesouro da Igreja Ortodoxa Siríaca e de toda cristandade.

Mar Tmóteo Aktash
  

Os conflitos entre os grupos separatistas e o exército turco, assim como as tribos mulçumanas do local, acabaram por resultar em graves calúnias contra a comunidade ortodoxa siríaca, que é acusada de ser uma intrusa naquela região e de ocupar terras que não lhes pertencem. Chegam ao ponto de dizerem que o mosteiro foi construído sobre uma mesquita, o que não faz sentido algum, já que Maomé só nasceu 170 anos após sua fundação.


O mosteiro de São Gabriel precisa agora recorrer ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para manter-se vivo, assim como fez o patriarca ecumênico de Constantinopla, para recuperar a posse do prédio do orfanato ortodoxo de Buyukada em Istambul.


Rezemos pela sobrevivência do Mosteiro de São Gabriel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário