terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Casamento Ortodoxo Siríaco

Algumas imagens de um casamento segundo a tradição da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, com trechos próprios do rito.






Os santos padres concordam que Deus criou a humanidade homem e mulher. O homem representa Cristo e a mulher a Igreja. O amor de Cristo à Igreja é a base e é um bom exemplo para o casamento. Os santos padres apóiam São João Crisóstomo dizendo que o amor que une o homem e a mulher num só corpo representa a imagem da Santíssima Trindade - "quando um homem e uma mulher são unidos pelo matrimonio não buscam mais coisas materiais. Tornam-se ao invés na imagem do próprio Deus. O amor tem uma característica muito especial uma vez que os amantes não são mais duas entidades separadas, mas uma. Eles não estão unidos, mas são um. O amor muda a essência das coisas".




"Queridos filhos temos um hábito herdado dos nossos santos padres que vos surpreenderá e vos tornará aplicados. Saibam que vocês estão perfilados na presença de Deus que examina a intimidade dos teus corações diante do santo altar, da cruz, do adorado evangelho e na presença desta assembléia. De agora em diante confiamos um ao outro e vos declaramos marido e mulher. Deus, Ele mesmo está entre vocês e eu. Sou inocente dos vossos erros".  






"Considera ó filho que esta tua esposa cuja mão colocamos nas suas, e que confiamos a Deus e a você, segura-a diligentemente, lembra que terás de responder por ela na presença de Deus no dia do Juízo Final!"



"Senhor Deus proteja os seus servos sob as asas da vossa misericórdia e abrigai-os, tornai suas vidas prósperas e seus dias felizes, que a vossa destra os guie e que eles vos exaltem cantando incessantemente. Amem."




Fonte dos textos: IBRAHIM, Mar Gregorios Y. Introdução aos sacramentos: uma perspectiva ortodoxa oriental. Tradução: diácono evangelista Aniss Ibrahim Sowmy. Disponível em: http://www.siriacaort-santamaria.org.br/

Um comentário: