sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Monofisitas?

Há, ainda hoje, sobretudo por ignorância e pouca caridade de alguns, a ideia de que a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, a Igreja Ortodoxa Copta e a Igreja Armênia  seriam monofisitas. Resquícios, é claro, de tantas perseguições que atravessaram séculos, mas que hoje tem-se por verdade, tanto entre os latinos quanto entre os gregos, serem frutos de divergências fraseológicas e não doutrinais, que outrora, lamentavelmente, nos dividiram. Abaixo, transcrevo uma parte da declaração comum dos chefes destas Igrejas, num encontro ocorrido no Mosteiro do Santo Bishay, no vale de Natron - Egito, em março de 1998 .


[...] "Em verdade nossas Igrejas empenharam-se no decorrer da história e às custas do sangue dos seus mártires buscaram manter intacto o legado do Concílio de Éfeso no que tange à Encarnação do Verbo baseado nos ensinamentos de Santo Cirílo o Grande (444AD) bem como as decisões do referido Concílio. Queremos aqui citar entre os nossos Santos Padres, em especial São Gregório o Iluminado, Santo Dioscoro de Alexandria, São Filoxinos de Mabug, São Tiago Baradeus (Yacoub Burdhono), Santo Nerses o Benevolente, que mantiveram firme a fé apostólica e defenderam firmemente a ortodoxia dos ensinamentos dos três primeiros Concílios Ecumênicos. 



2º - Os ensinamentos de São Cirílo, o Grande, constituem-se nos alicerces da Cristologia das nossas Igrejas. Foi com base nos ensinamentos que o Comitê da União Oficial do Dialogo Teológico das Igrejas Ortodoxas Orientais e Ocidentais foi capaz de formular um acordo de união que ora se encontra em estudo pelos Santos Sínodos das duas famílias. De fato a seguinte declaração foi mencionada no início deste acordo: “encontramos uma base comum (isto é na fé Apostólica) na fórmula do nosso Santo Padre, São Cirilo de Alexandria – uma Natureza do Deus Encarnado, o Verbo, e no seu dizer que é suficiente para a verdadeira e irrefutável confissão basta dizermos que a Santíssima Virgem Maria é a Mãe de Deus.


 3º – De acordo com a nossa sincera obediência à fé, doutrina e ensinamentos dos nossos Santos Padres, firmemente reafirmamos nossa rejeição geral de todos os ensinamentos heréticos de Ario, Sabilo, Apolinário, Macedonio, Paulo de Samosata, Deodoro de Tarso, Teodoro de Monsueto, Nestor, Eutico e todos os demais seguidores destes ou de outros hereges que propagaram seus ensinamentos heréticos errôneos.

4º – Cremos que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo, Filho de Deus, veio na Sua própria pessoa. Ele não assumiu uma pessoa humana, mas Ele Próprio por união hipostática (União das duas naturezas humana e divina na única pessoa de Jesus Cristo – observação do tradutor) tomou plena e perfeitamente a natureza humana, corpo e alma racional, sem pecado, da Virgem Maria, através do Espírito Santo. Ele constituiu sua própria humanidade numa natureza encarnada e uma encarnada hipostasia com sua Divindade no exato momento da encarnação através da verdade natural da união hipostática. Sua Divindade não se separou da sua Humanidade nem por um momento, nem por um piscar de olhos. Esta união é superior à descrição e percepção. Quando falamos de “uma natureza encarnada da Palavra de Deus” não queremos dizer Sua Divindade em separado ou Sua Humanidade em separado, isto é, uma única natureza, mas falamos de uma união divina-humana natural em Cristo sem mutação, sem mistura, sem confusão, sem divisão e sem separação. As propriedades de cada natureza não mudam nem são destruídas por causa da sua união, as naturezas se distinguem uma da outra exclusivamente em pensamento." [...]


Fragmento da declaração comum dos Patriarcas das Igrejas Ortodoxas Orientais (Pré - Calcedonianas ou Antigas Igrejas do Oriente), sendo esta a doutrina cristológica oficial destas Igrejas, que estão em plena comunhão:

Papa Xnuda III da Igreja Ortodoxa Copta;

Patriarca Mar Ignatius Zakka I Iwas da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia;

Cathólicos Aram I, Patriarca dos Armênios.

(Traduzido da Revista Patriarcal vol. 36 – abril-maio 1998 – No 174 –175)


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